Mar 30, 2011

conhecendo a casa nova

Continuando o conto de causos da terra do tio Sam...
Nossa primeira segunda-feira por aqui foi cheia de atividades.
Pela manhã viemos conhecer nossa casa nova, desta vez por dentro. Encontramos nosso landlord no escritório dele em Yale, no Hall of Graduate Studies. Fiquei babando pela sala de estudos dos alunos de pós graduação, o McDougal Student Center, com internet sem fio liberada, poltronas de couro, mesas de estudo, mesinhas de centro, perto da janela de vitrais, loge da janela, cafeteria ao centro pra não ter que parar de estudar pra tomar café... Forro de madeira entalhada com policromia, recém restaurado.
O prédio foi construído no início da década de 1930, projetado por James Gamble Rogers, arquiteto favorito de Edward Stephen Harkness, um ex-aluno de Yale e um dos maiores filântropos dos Estados Unidos, que financiou a construção do prédio.
(nota mental: "cair nas graças" de um rico benfeitor)
Nosso apartamento fica há duas quadras do Hall of Graduate Studies e do ginásio de esportes da universidade (ao qual nós temos acesso), e, o melhor de tudo, do ladinho da Barnes & Noble.

Chegando à casa nova, a primeira coisa que eu notei foi a plaquinha ao lado (que o André só viu hoje, quando eu resolvi fotografar...).  The National Register of Historic Places é o equivalente ao nosso IPHAN, e nosso apartamento faz parte do Distrito Histórico de Dwight Street, que tem edifícios construídos entre 1800 e 1924. A maioria é de edificações habitacionais, como é o caso da nossa, um edifício de apartamentos residenciais.
Segundo o inventário do tombamento, é um prédio de 1874 "Italianate Row House. Brick, 3 1/2 stories high. 6 unit row with 3 bay houses. Continuous cornice. Lintels, sills and watertable are of sandstone. The north bay entrances have bracketed, flat-roofed entry porches with chamfered posts and joined by wooden arches". (sim, você tem acesso via internet a todos esses dados e consegue baixar o processo de tombamento em PDF!, agora só falta traduzir todos esses termos)
O nosso apartamento é o 1/2 andar, a entrada do Harry Potter, ou quando a gente quer ser John Malkovich. Alí, embaixo da escada tem um portão, o portão leva à uma porta que dá acesso ao porão e ao nosso apartamento, esse com as janelas na altura do chão.
Como está lá no inventário, são 3 apartamentos: o do ground floor, o do primeiro andar na entrada do porch, e o duplex, que ocupa o segundo e terceiro andar.
Isso tudo se resume, em largura, à distância entre o final do porch mais às duas janelas da direita, ok?
Entre nossa primeira visita e o dia da mudança a primavera chegou no nosso jardim, e as folhas que não existiam naquele dia esverdearam a entrada de casa pra nos receber.
Apartamento visto, landlord conhecido, contrato assinado, agora a gente só precisada mobiliar 2 cômodos: o quarto e a sala/copa/escritório. Por sorte, o landlord é nosso vizinho do segundo andar e o porão é dele, e todas as coisas guardadas no porão são dele, e ele tinha escrivaninha, mesa de jantar com cadeiras, gaveteiros, uma estante, uma cadeira de escritório, uma TV, um jogo de panelas, um jogo de pratos, canecas e travessas...
Só faltou a cama, uma estante pequena para livros e uma cadeira de escritório extra.
E para tudo isso, temos a IKEA.

Pra quem, há 1 ano, montou uma casa bem gostosinha, fazer grandes investimentos para passar 4 meses num lugar, está completamente fora de questão. Solução mais barata e confortável foi o sofá cama (armação mais colchão por 180 dólares).

E era só esperar o caminhão da entrega chegar com a cama e mudar pro apartamento novo.

1 comment:

Unknown said...

I loved the idea of reintroduce the "Tagarelices minhas "We can follow you about theese little interesting thigs of the every -day life.Congratulations!Love ,
Sonia