Apr 28, 2007

caixinha de jóias aberta à visitação!
continuação da declaração de amor iniciada no post anterior e inspirada por visitas a blogs alheios.
a ordem dos pontos não representa preferência, é só um número antes de palavras.

1. A Casa da Bóia na Florêncio de Abreu
Bóia não é comida, é bóia mesmo, aquele mecanismo que não deixa a caixa d'água ficar enchendo depois de cheia. Mas é um comércio de materiais hidráulicos, elétricos, utilidades domésticas e metais não ferrosos.
A Casa da Bóia tem umas das fachadas mais lindas de São Paulo, construída no início do século passado, completa cem anos em 2009. Um sobradinho art nouveau tombado em 93 e restaurado duas vezes.
Quando bate o sol nela pela manhã fica toda iluminada e você até esquece que tá no meio daquela zona de vendedores ambulantes de traquitanas que você não sabe como podia viver sem até hoje. Tá, lá vai a esquisitona... Mas é que a Florêncio é uma das minhas ruas preferidas, e eu fico enlouquecida nela. Lembrando que é comum me encontrar na rua carregando uma caixa de furadeira num braço e um vaso de orquídeas no outro, e que uma rua que só venda ferramentas me deixa maluquinha saracoteando e construindo coisas na minha cabeça.

2. Rua São Caetano
Rua São Caetano é a rua das noivas. Moças casadoiras de todo o Brasil vão até lá pra procurar seus vestidos, mesmo que o noivo ainda não exista. É também a rua das coisas de costura, venda de máquinas, manequins, araras e tudo mais, mas é por causa dos vestidos de noiva que eu gosto de lá.
Imagine uma rua aonde todo mundo que vai tá feliz e fazendo planos para o futuro! Pois é, é lá!
É lá que todo ano eu e minha irmã fazemos nosso esquete de teatro amador, nosso maior exercício de improvisação e cara de pau.
A primeira vez foi por que a vendedora deu o tema de bandeja e nós duas não pudemos resistir a alimentar o engano dela.
Estava sem dinheiro pra comprar um presente bacana pra Mila e ela tava fazendo um projeto pr'um desfile de noivas na faculdade, muito criativa que eu sou (olha o exercício da cara de pau mais uma vez), dei pra ela a pesquisa de campo. Fomos olhando, olhando, olhando e só tinha vestido muito brilhante, com cara de merengue, ou daqueles quase de princesa cigana, doído de brega... No fundo da vitrine de uma loja avistei um vestido bem simples, de renda, justo ao corpo com cauda de sereia, decote enorme no busto e alças, alças são muito importantes. Entrei direto pra ver, a Mila veio junto. A vendedora chega "Quando é o casamento?" "Setembro!"
Simples assim.

3. a Pinacoteca do Estado
Adoro a Pinacoteca (além de estar pertinho da São Caetano...)!!! O projeto de restauro-reforma de Paulo Mendes da Rocha é lindo, o edifício de Ramos de Azevedo já era lindo antes disso, mas dá um prazer tão grande entrar lá, só ficar passeando já tá bom... O acervo é lindo, adoro ver o acervo dos museus. As exposições temporárias são bem legais, sempre tem um grande artista plástico desconhecido (pra mim) novo pra conhecer e terminar o passeio e dar de cara com música boa no auditório me traz uma paz... depois tem a paradinha no café e o passeio pelos Jardins da Luz pra ver as esculturas escondidas no meio das árvores e o a gruta sob o lago.

4. Plataforma da Estação Sumaré de Metrô
Fico ali esperando o trem lendo os trabalhos do Alex Flemming, vendo o trânsito na Avenida Sumaré, as pessoas correndo no canteiro central, até uns anos atrás ficavam os rapeleiros pendurados nas suas cordas subindo e descendo... Lá é gostoso de ficar à noite, durante o dia, com trânsito cheio e faróis acesos lá embaixo, vendo a chuva, vendo o sol se por... aquele vidro enorme cheio de poesia e fotografia...

5. as Bancas de Flores da Doutor Arnaldo
Sempre que posso volto andando da Paulista pra Vila Madalena só pra passar pelas bandas do cemitério. Aquele paredão de flores, metros e metros de bancas de flores, 23 bancas com flores de todos o tipos, tanta flor que não fica nem um pedacinho de prateleira à vista.
Sempre ganho flores ali...
Tão bom ganhar flores...

7 comments:

Anonymous said...

ai, eu tb adoro a estação sumaré.
[suspiro]

Mila Reily said...

2- rua são caetano.. a lau é boa de inventar as coisas, e muito boa na cara de pau tb... só num me pareceu tão boa assim ao contar a verdade da situação... a gente já tinha combinado antes de ir experimentar o vestido SÓ por experimentar... o problema é que cada vez que a gente sentava pra falar no assunto, que escolhia a data, o noivo, o local e mais um monte de coisa... uma das duas começava a chorar (ou pelo menos tinha vontade de) lembrando do fora que levou de fulano, pensando em ciclano que ia ter filho dali a pouco e que ela NÃO seria a mãe (não que quisesse ter filho aquela hora, mas.. ELE ia ter e não era DELA)... e juntamos toda essa maluquice com o tal desfile, usamos a desculpa de ser uma pesquisa, mas a gente já sabia que ia experimentar, só deixamos pra inventar as coisas lá.. pq se chorássemos, não teria problema nenhum (contanto que nenhuma das duas usasse a frase: "ele não me ama")

Mila Reily said...

3-pinacoteca do estado. provavelmente um dos lugares que mais gosto também... desses que vc até respira diferente... sempre faz sol lá dentro, isso mesmo, LA DENTRO FAZ SOL. uma coisa que me deixou muito triste das ultimas vezes que fui na pinacoteca é que não pode desenhar. sabe daquelas coisas que a gente faz de levar um caderninho e tentar captar nele tudo aquilo de lindo que vimos na exposição? (até aquela velinha sentada no banco esperando sua filha apaixonada por artes terminar de ver pela milionésima vez a escultura da Niki).. pois é, num pode mais desenhar... qual o sentido disso? também tentei descobrir, depois de ser abordada por um dos seguranças do local (como se eu tivesse fazendo algo de errado). alegam que tem muita gente que rabisca as obras, então lápis não entra mais na pinacoteca (nem se for pra anotar o nome dum livro que está dentro duma caixa de vidro... vc tem que lembrar, sair da sala e anotar cada palavra)

Mila Reily said...

4-estação sumaré. e além de tudo isso, vc ainda pode subir e soprar pétalas de rosas ou jasmim manacá lá de cima... que descem rodopiando calmamente enquanto o transito caótico acontece na avenida... não esqueça de fazer um pedido ao soprar

Mila Reily said...

5-banca de flores da dr arnaldo. RESPIRE FUNDO, OLHA QUE CHEIRO BOM... é o que vc vai ouvir depois de um maluco querido puxar a sua mão e atravessar a avenida correndo na direção das flores.. vai olhar no seu olho, segurando a sua mão (enquanto sua perna treme até não poder mais).. e tudo o que passa na sua cabeça é: respirar fundo como se eu nem consigo respirar??"

Anonymous said...

Eu amo a Pinacoteca. Amo. O museu mais bonito do mundo (tá, pq vc sabe que nas minhas viagens pra Paris achei o Louvre meio sem graça... hehehehe)
Beijos

Anonymous said...

Laura,

eu até tinha esquecido como é gostoso passear na São Caetano. E achei que a loucura de provar vestido de noiva sem ter nem noivo fosse só minha, haha! (A outra loucura favorita de moça casadoira-solteira é procurar apartamento de aliança no dedo. Tem visitar escola pra matricular filhos que não existem também, mas aí já é coisa de pedagoga.)

E a Pinacoteca... Tem coisa mais gostosa que aquele café? Aquele parque? Aquele museu? E o Museu da Língua Portuguesa ali na frente?

Sorte de quem mora perto de São Paulo. Eu fico aqui, sonhando com as minhas férias!

Bjos, boa seleção!