Nov 20, 2006

viva a falta de luz!!!

Ontem assisti a um dos melhores espetáculos de música da minha vida, e olha que eu assisti aos Stones em Copacabana bem pertinho do palco!
Dez minutos antes dos caras entrarem no palco acaba a luz. Uma chuva danada fora do teatro, sem notícias da CPFL sobre o retorno da eletricidade.
Platéia toda sentada esperando começa a cantar. Nada de "começa, começa!!!", ninguém mostra a menor intenção de sair de lá sem ver o show, a luz pode demorar, a gente espera tranquilo...
Uns quarenta minutos e nada de voltar a eletricidade. Ventiladores não funcionam sem força, o teatro tem janelas mas não são suficientes, e lá fora também estava quente apesar da chuva. Todo mundo suado esperando.
A trupe entra no palco: nós vamos começar a tocar sem eletricidade mesmo, mas como nossos instrumentos são todos elétricos, vamos precisar da ajuda de vocês, precisamos de silêncio da platéia pra todo mudo poder ouvir.
A platéia nem respirava... às vezes cantava junto baixinho, o que garantiu a afinação do coro (podem chamar a platéia de Campinas pra gravação do acústico ao vivo, já estamos treinados).
Uma luz de emergência retirada de algum corredor do teatro iluminava os artistas no palco, os celulares e baguetinhas fluorescentes iluminavam a platéia... Os flashes das máquinas ganhavam intensidade, machucavam os olhos que já se acostumavam com a escuridão.
Nossa audição estava mais aguçada, todos se esticavam para ouvir o violino que sem a amplificação tocava tímido.
As palmas invadiam o silêncio deixado pelos DJs impossibilitados de tocar.
Quando estávamos todos no clima que nem sentíamos mais a falta da eletricidade ela voltou. Por um minuto apenas, talvez menos, o tempo suficiente para interromper a música com palmas, gritos festejando... mas foi só. O teatro se apagou novamente e o público retomou a música da última estrofe cantada como se nunca tivesse sido interrompida.
E assim continuamos até o final.
Quando a trupe se despedia "... e amanheça brilhando mais forte!" a luz acende mais uma vez!
Oba, agora eles podem tocar mais um pouquinho pra gente sem forçar a voz, sem machucar os dedos...
Foi só o tempo de terminar o pensamento e a luz apagou novamente.
Toca mais! Toca mais! Toca mais!
Mais um pouquinho de Teatro Mágico acústico só para os raros... Toca Realejo! vocês não podem ir embora sem tocar Realejo!!!
A energia elétrica só voltou de vez quando a trupe estava fora do palco recebendo os abraços do público.
Eles mereciam os abraços mais apertados que fossemos capazes de dar, mereciam muitos beijos naquelas bochechas maquiadas, mereciam nossas lágrimas emocionadas, nossa pele arrepiada, nossas orações antes de dormir agradecendo por aquele momento mágico, por nos proporcionar um show tão lindo quanto aquele que acabávamos de assistir.
Não tenho fotos, tenho cada imagem, cada cheiro e cada som daquelas horas de teatro guardadas na minha memória e ninguém tira isso de mim.
Ainda estou em êxtase, andando sem tocar o chão...

"...Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você"

2 comments:

Dricacris said...

Olá vc conseguiu escrever tudo o q eu senti tbm...Esse dia vai marcar minha vida pra sempre....Show incrível.....TM é Fascinante...ameiiiiiiii

Anonymous said...

Realmente, esse show foi tudo né....ainda estou em êxtase tb! Só estando lá para saber né! Ai, ai, ai....hj eu queria um blog para escrever tb....hahahahahah, mas acho que só hj! eu não sirvo muito pra isso não.
bjinhos
Quel