Jan 20, 2007

Eu sempre gostei de ler sobre música e cinema. Gosto de ler tudo o que é escrito sobre os lançamentos da última meia hora.
Às vezes leio as críticas só pra discordar depois.
Tem gente muito mal humorada sendo paga pra escrever sobre o trabalho dos outros.
Na internet eu ainda estou procurando meu autores preferidos e quando encontro alguém que gosto eu "linko" ao meu blog.
Eu lia sempre duas colunas, uma saía toda segunda feira no site de uma loja de CDs. A loja fechou, o site saiu do ar e o colunista não topou minha idéia de escrever as crônicas num blog. Falou que precisava ser cobrado pra escrever, que alguém tinha que ficar falando que tava na hora de entregar... até me ofereci pro ofício, mas parece que ele estava mesmo é cansado de escrever...
A outra coluna deveria sair de quinta ou sexta, mas acabava vindo quinzenalmente, num blog que também sumiu. Bem, ainda está no ar, mas não tem nada de novo desde Outubro ou Novembro. Era uma coluna sobre música eletrônica. E eu que não entendo nada, absolutamente nada, de música eletrônica me divertia com o mau humor do colunista... Mas ele era bem didático, começava com um histórico de vários DJs e estilos (que até então confesso que não via a menor diferença... nem parava pra escutar) e depois ia contando mais...
É engraçado ler texto de quem a gente conhece, fica imaginando o tom da voz do sujeito enquanto 'tava escrevendo aquilo...
Esse era um cara pra quem eu sempre escrevia cobrando a próxima coluna (também escrevia depois comentando), não só porque ela vinha com uma seleção de músicas ilustrando o texto pra "baixar e gravar o CD e ficar ouvindo no carro no último volume banging head".
Escrevia pra ele porque me divertia com os textos mesmo. Ficava ansiosamente esperando pelo próximo. Quando a gente se encontrou pela última vez ele falou que já tinha 3 colunas prontas, só faltava postar... não sei o que aconteceu, mas das três só uma tá publicada lá... e eu fiquei passando vontade.
O outro colunista é bem mais doce, de carne e osso e de verbo. Suas crônicas eram uma viagem por vários cantos da música. Ele não escrevia sobre música, ou músicos, ou lançamentos, escrevia situações, contava causos com trilha sonora... Eram deliciosos.
Descobri que ele escrevia sentada numa mesa de bar, um amigo nosso contou, passou o endereço do site e eu fui xeretar... ele quase morreu de vergonha com todo o confete. Mas era merecido.
(será que eu convenço ele a voltar a escrever?)
Agora que fiquei órfã de colunistas fui procurar o blog de uma banda de um outro amigo meu.
Um cara que eu conheço desde o meio da faculdade, que sempre me dava um prazer enorme ler os e-mails... Agora ele escreve no blog da banda.
A descrição dele de um das músicas (10 curiosidades sobre... "Pra matar a fome") me fez entrar no site e ficar ouvindo o CD todo, ler todas as músicas e colocar link deles por tudo quanto é lado... Tá tão genial (o texto e o CD)!
O Marcello fala do baixista que toca seguindo a letra, a métrica, e que ele gosta disso porque aí ele pode seguir com a bateria assim também... adorei isso, assim eu consigo dançar!!!




(o blog do Marcello tá linkado aqui, é o Lasciva Lula; o blog do meu outro amigo não tá linkado pq não tem novidade, mas chama Blasting Bits, tem uma outra colunista daquele blog que tá linkada aqui no Morfina, a Sil Curiati, e os textos dela são bem legais também)

No comments: